De trem pela Côte d'Azur

Agora que já escrevi sobre todas as cidades que passamos na nossa viagem pela maravilhosa Côte d'Azur, preciso registrar a delícia de viajar de trem por ali.
Já mencionei aqui no blog várias vezes como curto viagem de trem pela Europa. Tudo funciona pontualmente e tão organizado que dá gosto. Sem falar nas paisagens que a gente curte na viagem. Aqui pela Suiça, para a Itália ou mesmo pela França, eu adoro. Lembro quando fui até a Grécia de ferryboat com a minha mãe em 2004 com um passe de trem e acho que foi ali que vi o quanto eu adorava isso aqui.
Pois bem, o meio para realizar a viagem do sul da França foi então o trem. Primeiro porque de carro no verão não ia ter quem aguentasse os engarrafamentos, e ainda me preocupar com estacionamento, pff, não. De avião, bom juntando o tempo de espera no aeroporto e viagem de um lugar pro outro ia dar praticamente no mesmo que ir de trem. E de trem vamos tranquilamente sem nos preocupar com engarrafamento, tempo, vôos atrasados, e ainda curtindo a belíssima paisagem da fronteira da Suiça com a França e chegar ao sul da França de trem é um plus!

Compramos bilhete na sbb.ch Berna-Nice, tendo que trocar de trem apenas em Genebra. No total, 8 horas, que não demoraram nada a passar.

Nossa cidade-apoio era Nice. Ficaríamos hospedados lá, e como a distância de lá tanto para Cannes, como para St-Tropez e Monaco era muito pequena, comprávamos bilhetes avulsos para ir para essas cidades. Marselha como expliquei no post foi uma exceção. Marselha meio que calhou porque ficava no meio do caminho, e vimos que podíamos fazer uma parada, dormir lá e terminar a viagem no dia seguinte e ainda conhecer mais uma cidade do lindíssimo sul da França.

De Nice para St-Tropez, tínhamos 2 opções. Pra começar, St-Tropez é tão pequena que não tem estação de trem. Então, ou íamos de trem de Nice a estação mais próxima que é St Raphael e de lá pegar um ônibus para St-Tropez, ou íamos de barco direto de Nice. Achei muito mais prático e proveitoso a viagem de barco. Há diferentes serviços de ferry que fazem o trajeto, o que fizemos se chama Trans Cote d'Azur. No verão, tinha 2 viagens por dia, uma de manhã e uma a tarde, todos os dias da semana. A viagem custa 60 euros ida e volta e cada trecho dura em média 2 horas e meia. E o barco vai lotado!
É possível ir a Cannes, Monaco ou a Ilha de St Marguerite por exemplo também de navio. Mas a Cannes e Monaco fomos de trem mesmo.

Muito barato os trechos de trem. Tambem com base em Nice, fica tudo muito pertinho. De Nice para Monaco-Monte Carlo por exemplo, a viagem só dura 20 minutos e custa 3,60 euros o trecho.
Comparado a Suiça, os trens na França são menos limpos e pontuais, mas ainda assim é de alta confiança. Dá pra planejar tudo direitinho e ter uma ótima viagem. Existe o risco de ir nessa e comprar bilhetes avulsos que é trem cheio. Nessa época, é bem comum os trens irem lotados, mas a essas distâncias curtas tem tanto trem, normalmente de hora em hora ou de 2 em 2 horas que se um tivesse cheio, íamos no outro. Mas não aconteceu. Sempre chegamos com um tempo de sobra na estação, compravamos bilhete e dava tudo certo.

Ou então, pode-se adquirir um passe pela SNCF se a viagem for longa e precisar de planos mais detalhados. De uma forma ou de outra, de trem pela Cote d'Azur é sem dúvida uma atração a mais da viagem.

Marcadores: , , , , ,