Marselha

Marseille, em Francês. De todas as cidades que visitamos nas férias na Cote d'azur, Marselha não foi escolhida pra irmos, mas meio que entrou de quebra. O motivo é porque fomos e voltamos de trem da Suiça pra lá. Ficamos o tempo todo hospedados em Nice. Na volta, no trem de volta para Genebra, resolvemos então dar uma parada no meio do caminho e continuar a viagem no dia seguinte pra não ficar muito longa. E a parada era justamente em Marselha.
Ainda faz parte da região de Provença e Cote d'azur, mas Marselha é muito diferente de Nice, Cannes, St-Tropez e mais ainda de Monaco.
Marselha tornou-se a porta para o oeste há muitos séculos atrás, onde boa parte do comércio oriental chegava a Europa por lá. O maior porto e segunda maior cidade da França, Marselha não tem ar de férias e paraíso que vimos no resto da viagem. Ligada diretamente com o Oriente Médio e África do Norte por causa do porto e das embarcações, a impressão que tivemos é que não estamos na Europa.
Primeiro por causa da quantidade de africanos e árabes que é dominante demais nas ruas e em qualquer lugar da cidade. Infelizmente por esse motivo, Marselha é meio descuidada, suja e tem fama de tráfico de drogas. Eu não tive coragem de andar com minha máquina fotográfica pendurada no pescoço, simplesmente porque não paravam de olhar pra mim, mesmo com o Eric do meu lado, estavam também sempre de olho na mochila dele.
Alguns dizem que Marseille é exótica. Eu achei as ruas e as belas construções em alguns momentos a cara da arquitetura francesa, mas em outros, aquela água suja do porto não podia fazer parte do mesmo país que vimos águas cristalinas a poucos quilometros em Nice, por exemplo.
O velho porto e arredores que é a parte mais turística da cidade estava em reforma, então não estava muito bacana de andar por lá tambem. O mercado de peixe no entanto muito sujo e um cheiro insuportável... mas ai talvez já fossem meus enjôos do início da gravidez aparecendo.
Andamos pelo porto meio sem rumo, paramos num restaurante que tivesse a cara boa e comemos um peixe, e depois me separei do Eric porque ele queria andar meia hora pra chegar numa praia, e eu queria conhecer a Notre-Dame de la Garde. Então marcamos de nos encontrar horas depois, e lá fui eu com a máquina na bolsa e um mapa andando pelas ruas de Marselha atrás da tal igreja.
Quando eu vi que ela ficava lá no alto no topo de uma colina, quase que eu choro de ter de subir tudo a pé debaixo de uma "lua" de 33 graus. Cheguei la em cima quase desidratada, perguntando onde tinha água pra vender no balcão de informação, pro senhor me apontar pro mar de Marselha e me responder que tá ali a água.... Ha-Ha-Ha muito engraçado. Tem uns franceses que viu, putz, vou te contar!
Bom, mas valeu a pena. Alem da visita, a vista da cidade lá do alto é fantástica...
Visitada a basilica neobizantina que é um dos cartões postais de Marselha, desci tudo de novo pra me encontrar novamente com o Eric feliz da vida que tinha dado mais um mergulho no mar. E assim, encerramos nosso passeio, passamos a noite em Marselha num hotel pertinho da estação, pegando mais um trem de volta a Suiça cedinho no dia seguinte. Trem esse que conto em detalhes no próximo post.