Polybahn em Zurique

A cidade de Zurique possui dois funiculares: um é o Rigiblick que já falei aqui no blog, e o outro é o Polybahn, que venho falar hoje. O funicular é tipo um bonde elétrico que sobe uma colina no meio da cidade e funciona como transporte para várias pessoas que têm de subir à colina. No dia a dia, o funicular é um meio de transporte normal. Zurique tem várias colinas e o sobe e desce quando se anda pela cidade é intenso, dependendo da área. Então imagine voce ter de subir não sei quantos degraus de escada pra ir a faculdade ou a um restaurante. Não da ne.
Então o funicular está aí pra isso. O Polybahn fica bem no centro da cidade. Da parada "Central" que fica próximo à estação central de trem, no início da Limmatquai, ao lado do Starbucks, você encontra a entrada de baixo do Polybahn. A entrada bem bonitinha e o funicular é vermelhinho e estiloso, e principalmente por estar bem no centro da cidade, meio que virou mais um ponto turístico a quem vem aqui. E mais principalmente ainda, porque subindo no Polybahn, voce sobe 452 metros em 2 minutos e principalmente, você chega ao campus principal da ETH, e lá em cima tem aquela vista fenomenal da cidade, então lá no terraço se vê não só estudantes mas turistas tirando foto.
Fonte: MySwitzerland
O Polybahn hoje pertence ao banco suíço UBS mas é operado pela companhia local de transporte público, a ZVV. Então pra andar de funicular, você precisa de um bilhete comum de transporte público, que aliás eu já expliquei como funciona aqui na cidade neste post. Tudo funciona automaticamente e não tem condutor. Chega a hora determinada de partir, a porta se fecha e o Polybahn faz o seu trajeto, chega lá em cima, pára, a porta abre, saem passageiros, entram passageiros, porta fecha, Polybahn desce, e assim funciona o dia inteiro a cada 3 minutos sem maiores problemas. Assim como nos trams e bus, a qualquer momento pode aparecer um funcionário da ZVV controlando bilhetes então para evitar situações desagradáveis e uma multa básica, é melhor andar com bilhete, mesmo que o trajeto seja curto.
O Polybahn está em operação desde 1889 e transporta uma média de 50 passageiros a cada 5 minutos. É a melhor maneira de chegar do centro até a universidade então na hora do rush tem até fila e o funicular fica lotado. Em horas mais calmas vale a pena dar uma voltinha e apreciar a vista subindo (ou descendo) da rua abaixo e das ruas acima, a vista é muito bacana e se tem uma visão de como o trânsito de Zurique é organizado e como a cidade é limpa!

Marcadores: , , , , ,