Marzili

Ah o verão! Nada melhor do que dias longos de sol e temperaturas aumentando pra tirar o mofo do inverno. Passamos tantos meses seguidos no frio que quando começa a chegar essa época, qualquer coisa acima de 20 graus já deixa o povo mais alegre.
Não é de hoje que reflito sobre a importância do sol. Aliás já escrevi sobre o verão suíço, sobre os Badis que são as piscinas, em Zurique tem vários posts, mas aqui em Berna está sendo meu primeiro verão depois que voltei a morar aqui e precisava falar sobre um especial, talvez o principal: Marzili.
Inoficialmente já falei dele sim há alguns anos aqui, mas vou falar de novo. Um post mais atualizado e mais completo. Bom, o verão oficialmente ainda não chegou  mas como já deu pra perceber no post passado, devagarzinho as atividades por aqui estão mudando de acordo com o clima que tá esquentando, e agora que abriram as sorveterias e as piscinas podemos enfim deitar ao ar livre e não fazer nada, apenas ficar no sol já é muita coisa.
Há vários Badis espalhados pelas cidades e aqui em Berna não é diferente. O Marzili é talvez o mais popular porque é o mais central. Você não precisa nem entrar na piscina, aliás isso pra mim é o de menos porque a água é um gelo não importa a temperatura do ar. O importante é o ambiente que nada mais é que uma área grande com um gramado bem cuidado onde as pessoas estiram suas cangas, suas toalhas, na sombra abaixo de uma árvore ou no sol mesmo lá no meio e ficam lá.
Lendo um livro, brincando, conversando, apenas estirado no chão, tomando sol, jogando bola, vendo o movimento. Aliás, o Marzili é conhecido como o lugar para ir ver gente e ser visto. Entenda como quiser: paquerar, flertar, mas não só isso, há espaço para todos, você vê muitas famílias, crianças e gente de tudo quanto é idade, só pra curtir o que o ambiente oferece mesmo.
Há duas piscinas grandes, uma olímpica para adultos, uma para crianças maiores e... ok, três... uma que não pode ser chamada de piscina por todos mas é a piscininha das crianças com água que bate na sua canela mas para crianças pequenas, digamos até uns 3 anos, é uma maravilha. A temperatura da água é sempre indicada num painel, mas digo logo que é um gelo, não passa de 22 graus. Depois de um tempo lá dentro acostuma. Ainda é mais quente que nadar no rio.
Além das piscinas há um bar com comidas, bebidas, sorvetes, umas mesas, parquinho pras crianças, e além de tudo o rio Aare passa do lado, o que refresca ainda mais a brisa do verão e deixa a paisagem ainda mais bonita. O Parlamento suíço fica logo acima e pode ser visto lá do parque, o que te dá a sensação de estar mesmo no coração da cidade. E como cereja do bolo, logo na entrada (ou saída) tem a Gelateria di Berna com o melhor sorvete da cidade!
Para chegar lá, da praça da Bundesplatz, você pode andar do Kleine Schanze descendo até o parque, ou pegar um trenzinho que sobe e desce o dia todo. Aproveita que o verão é curto!


Marcadores: , , , , , , ,