Sinaia: Castelo Peles

Antes de Bran e Brasov, o passeio pela Transilvânia começou na verdade por Sinaia, onde conhecemos o Castelo Peles. Como comentei no primeiro post, se Sinaia é já Transilvânia ou não ainda é discutível, mas ela sem dúvida entra na rota turística Transilvânia-Valáquia, então seja como for, a parada vale a pena.
O Castelo Peles foi contruído no final do século 19, início do século 20, e era a residência de verão do rei Carol I, da Romênia. Mas não é um castelo qualquer, nem muito menos um rei qualquer esse Carol I. Para começar, Carol I era alemão, do sul da Alemanha, e é um herói na Romênia por ter liderado pessoalmente tropas nacionais durante a guerra russo-turca. A Romênia atingiu independência durante seu reinado e conquistou territórios anteriormente pertencente a Bulgária. 
Enfim, o país progrediu sob seu comando e na capital Bucareste, há uma estátua enorme sua bem no centro da cidade, na frente do prédio da universidade. Além do ponto turístico já ser interessante só por esse fato histórico, o castelo é uma coisa inigualável. Se por fora já impressiona pela arquitetura diferente, única, como até então eu não tinha visto em lugar nenhum, e ainda rodeado pelos Carpatos e uma paisagem linda, por dentro então...
A única coisa chata aqui é que para tirar foto dentro do castelo precisava pagar uma taxa que custava mais que o dobro do preço do ingresso pra entrar no castelo, e como eu já estava com pouco leu romeno, resolvi optar por não tirar foto lá dentro. Mas olha... se tivesse pago não teria me arrependido. Agora poderia provar porque eu gostei tanto.
A riqueza de detalhes da decoração do interior do castelo não dá pra descrever aqui. O hall de entrada de madeira, com decorações na própria madeira do teto ao chão, a sala das armas, os quadros, os salões, a biblioteca e as passagens secretas. Uma aula de história, uma volta no tempo. Tudo muito bem preservado, restaurado, com muitos objetos e móveis originais ainda e com pouca alteração do que era há centenas de anos atrás.
O castelo não deixa a desejar a nenhum dos principais castelos europeus como Versalles na França, Residenz na Alemanha, e impressiona bastante. Enche a Romênia de orgulho e patriotismo, pois eles também têm um herói, um castelo e uma história linda pra contar. Sensacional.
Para mais informações veja http://visit.peles.ro/


Marcadores: , ,