Stadtgärtnerei Zürich

Stadtgärtnerei, o jardim da cidade de Zurique. Não é propriamente um parque para passeios como o Irchelpark ou o Bäckeranlage, por exemplo, ou o Jardim das Rosas em Berna. Nem uma grande área verde para fazer pic nics como o Chinagarten ou o Arboretum. O Stadtgärtnerei está mais para o Jardim Botânico de Zurique.
Uma grande área verde dedicada ao cultivo de plantas e canteiros. O Jardim Botânico pertence a Universidade de Zurique, e o Jardim da cidade pertence a prefeitura, mas a ideia é a mesma basicamente. Lá também tem plaquetas indicando o tipo de planta, a origem. Várias rosas e flores cultivadas ali são usadas (compradas) para decoração de eventos grandes e conferências.
São 12 estufas em quase 4 mil metros quadrados internos e mais de 8 mil metros quadrados (no exterior) de plantações. Apesar de ser lindo o espaço, numa área residencial super tranquila e ainda estar em renovação em algumas áreas, a frequência de visitas ali é bem baixa e o espaço é normalmente vazio. Apesar disso, são oferecidas visitas guiadas e cursos para pessoas interessadas no assunto.
Eu visitei o lugar num dia de semana num dos meus passeios com Edi e achei muito válida a visita. Tudo tão bem cuidado, grama cortadinha, flores lindas, ótimo pra espairecer. Não é tão próximo assim do centro, mas o passeio é tão bacana a quem mora por aqui ou tem dias a mais na cidade. Para chegar lá, o tram 3 pára na estação Hubertus e de lá é só andar 5 minutos pela Gutstrasse e chegar a Sackzelg a direita.
Stadtgärtnerei
Sackzelg 25-27
8047 Zürich

Marcadores: , , ,