Zürich West

A região de Züri West que venho mencionando nos últimos posts é o distrito que um dia presenciou a revolução industrial por aqui. Prédios e mais prédios foram construídos ali com o intuito direto de ser o foco de empresas, indústrias, trabalho. Há algumas décadas, Zürich West nada mais era que uma esticada de Zurique para o dia a dia no trabalho.
Porém, isso mudou. Aliás, vem mudando. Está mudando ainda. Resumindo, hoje Zürich West não é "apenas" o centro de trabalho da cidade mas um foco de gastronomia, arte, design, arquitetura, compras e cultura em geral. Pois o distrito não se descreve apenas pelos prédios comerciais e sim tudo que nele está.
Os arcos de Viadukt sem dúvida dão um ar diferente ao monte de prédios e torres de escritórios. Veja o contraste da modernidade da Prime Tower por exemplo na primeira foto do post aí em cima com o pitoresco viaduto de pedra, que barato! A pausa do almoço é mais interessante com uma volta por lá, ou quem sabe no fim do expediente esticar até o Frau Gerolds Garten para uma cerveja. Fica tudo ali perto, dá pra ir tudo andando.
Zürich West hoje emana um sentimento de metrópole segura que tem condições de criar suas próprias landmarks. Paredes desenhadas de grafite e carros luxuosos. Containers empilhados indicando a marca local de bolsas que custam os olhos da cara. Um parque enorme lindo e verde e um antigo galpão tentando sediar a arte simples. Tudo isso é Zurich West, onde o antigo e o novo se encontram, o moderno despojado e o elegante andam juntos. E como estamos na Suíça e não podia deixar de ser: tudo organizado!
É difícil até mensurar a importância dessa região para a maior cidade suíça e tudo que ela representa. Bom, mas tudo isso tem um lado negativo também. Pelo menos para alguns. Com o crescimento e valorização do bairro, as pequenas lojas e escritórios que estão ali há muito tempo, desde antes desse boom da região, estão precisando se mudar dali para a chegada de novas empresas, empresas mais importantes, de mais nome, e mais diheiro também, claro.
Como falei no post da Frau Gerolds, ainda há controvérsias que o lugar é de fato cult, pelo preço que cobram das bebidas e petiscos no bar. Pois é, isso se extende além do jardim da Senhora Gerolds e meio que põe em questão a saúde do desenvolvimento da região de Zurich West. Sem dúvida é a região que mais cresce na cidade. Resta saber, ou imaginar, como estará daqui a alguns anos.

Marcadores: , , , , , ,