Retrospectiva 2015 e Metas para 2016



Ok, então chegou a hora. O que eu fiz de bom esse ano que passou? O que poderia ter sido melhor? O que faltou? O que deve continuar? Eu involuntaria e automaticamente começo a me fazer essas perguntas quando chega o final do ano. A virada do ano pra mim traz uma sensação de renovação, de uma nova chance para recomeçar, como se 1o de janeiro fosse diferente que 23 de março ou 5 de julho ou 15 de setembro. É apenas uma data determinada por um calendário baseado em uma religião, cuja a maioria da sociedade segue. Sem nem se perguntar porque, sem nem se importar em procurar saber, apenas seguindo a "tradição", a gente continua seguindo a vida contando os dias. Sendo assim, tendo sido assim desde que eu me entendo de gente, vamos lá, fechar mais um ano, mais uma contagem e começar mais uma nova.
O ano de 2015 foi um ano bem intenso pra mim. Eu virei o ano 2014-2015 na praia de Copacabana, no Rio, com minha família e aqueles fogos incríveis, e voltei pra Suíça logo depois do Reveillon. No começo do ano fazia pouco tempo que eu tinha me mudado de volta pra Berna então ainda estava me "readaptando" à velha nova rotina, ao novo trabalho, enfim, ao dia a dia puxado e normal de uma mãe solteira que trabalha fora. Diferente do Brasil, aqui na Suíça o ano começa no inverno então Janeiro, Fevereiro é muito muito frio, tem neve na rua e eu passo a maior parte do tempo dentro de casa. É hora de aproveitar a casinha, o aconchego, cozinhar, convidar amigos, ir jantar na casa de alguém, muitos programas indoors.
Embora claro a gente tenta dar uma escapada pra fora de casa quando dá, quando o frio dá uma trégua... ou não, sai no friozão mesmo pra respirar um ar fresco. Só não dá pra ficar tanto tempo lá fora, até porque amanhece tarde e escurece rápido. Mas curiosamente foi em Janeiro no ápice do inverno que fiz mais uma grande aventura com o Edi e fomos conhecer o Kosovo, num fim de semana pra ficar na história.
Em Fevereiro aqui em Berna tem o Fasnacht, ou o carnaval. Que tá longe de ser um carnaval feito o que conhecemos no Brasil, e com o frio que faz não dá mesmo pra aproveitar muito. Vejo pela televisão o carnaval no Brasil que tanto brinquei nos anos passados, e me dá saudade. Mas em março finalmente os dias parecem ficar mais alegres, mais longos, o sol aparece mais e a temperatura aumenta um pouco. Dá pra começar a tirar os casacões de inverno. A primavera começa a dar sinais e eu desde 2013 fico feliz quando chega março porque falta 1 mês pro Edi fazer aniversário. Março do ano passado preparei toda a festinha pra comemorar os 2 anos de vida dele. Foi tudo lindo.
E em Abril teve a visita da minha mãezinha, comemoramos o aniversário de Edi, e foi hora de botar o pé na estrada mais uma vez. Ou mais umas vezes. Hora de tirar férias do trabalho e dar uma relaxada. Fomos a Munique, na Alemanha, a várias cidades na Romênia, Bulgária e fomos novamente à Itália conhecer a Pompeia e Nápoles, numa viagem simplesmente sensacional.
Em Maio a primavera definitivamente já chegou e é hora de realmente começar a aproveitar os dias cada vez mais quentes. É hora de voltar a frequentar os parques, os passeios ficam mais frequentes e mais longos. Nessa época eu fiz vários passeios com o Edi, aproveitando o tempo para refletir e organizar as ideias. Foi no primeiro semestre de 2015 que eu finalmente caiu a ficha que eu e o Eric não ficaríamos mais juntos, depois de muitas tentativas, infinitos perdões e vai e vens, eu precisava dar um conforto pra minha vida pessoal e começar a deixar de ser trouxa. A essa altura em 2015 eu já tinha recebido os papéis de pedido de guarda compartilhada do pai do Edi e comecei a viver um sentimento antes nunca experimentado. Apesar de não ter falado nada aqui no blog sobre isso, não tem como falar de 2015 sem falar nisso. Foi (está sendo) uma fase bem confusa da minha (nossa) vida, já não bastasse tudo o que já passamos. Porque apesar de eu querer que Edi tenha um contato regular com o pai, o pai digamos que continua mostrando que não está ainda capaz de segurar uma onda pesada dessa que é cuidar de um filho por muito tempo. Aí a gente entrou diversas vezes em conflitos durante o resto do ano, o que me trouxe várias consequências como aumento de peso, ansiedade, dúvidas e o pior, desentendimento com amigos próximos, porque ne, o pai é sempre o herói e a mãe é a vilã. Mas enfim. Não vou nem entrar em muito detalhe pra não me aborrecer ainda mais. Aborrecimento em 2015 tive muitos, mas continuo tentando ver a vida de forma positiva, com bom humor e com esperança.
Graças a Deus no trabalho foi um ano só de crescimento. Não sei nem como consegui segurar a concentração e a motivação lá no trabalho, passando por tantas turbulências na vida pessoal. Acho que as viagens me ajudam muito nesse sentido, pois são minha válvula de escape, são nelas que me renovo e faço o que gosto da hora que acordo a hora que vou dormir. E o antes e depois, planejar a viagem, escrever sobre a viagem, ah, eu adoro. Em Junho fomos a Polônia, numa viagem quase esquecida, pois eu comprei as passagens numa promoção no ano anterior e quase esqueci de planeja-la até poucos dias antes. No fim deu tudo certo e eu conheci a Cracóvia num fim de semana prolongado.
Mais viagens, em Julho fomos ao Brasil e finalmente consegui realizar o batizado de Edi, depois de muuuuitas tentativas. Resolvi não mais esperar pelo pai do Edi e batizar meu filho lá em Natal.
Foi tão bom. Reencontrei tanta gente boa, meus amigos foram todos, meus primos por parte de pai que eu não via há 16 anos foram de Recife a Natal só pra esse reencontro! Foi demais. Além do que, Julho em Natal não é verão, mas é quase. Dá pra ir pra praia, pra piscina, aproveitar bem os dias, mostrar um pouquinho do Brasil pro Edi. Ah, foi muito bom. Me renovei toda e voltei pra Suíça para continuar a vida.
Agosto na Suíça é final de verão e dá pra aproveitar bastante ainda os dias ao ar livre. Fui a passeios, parques, festivais de música, festa do trabalho, ao circo, e é claro trabalhei muito. No trabalho a cada dia, a cada semana, a cada mês, notando a diferença no meu Alemão. Trabalhar o dia inteiro em Alemão me trouxe uma melhora que eu nunca havia notado antes. 2015 definitivamente foi o ano que eu fiquei fluente em Alemão.
Em Setembro tive a chance de realizar um grande sonho que foi a viagem à Rússia, tantas vezes adiada, dessa vez ela aconteceu. Foram dias inesquecíveis em São Petersburgo e Moscou, conhecendo de perto esse país tão especial e tão cheio de história e cultura que eu já queria conhecer há tanto tempo. Foi em Setembro tambem que me dei conta do crescimento do blog com a quantidade de emails chegando, convites e propostas, foi inclusive quando eu participei de uma reportagem na Tv Record e da revista Brasileiros Mundo Afora. Mas nem tudo são flores, em Setembro o clima voltou a esfriar, o outono chegava e mais uma vez era hora de focar no trabalho, realizar apresentações de projetos e dar um gas.
Outubro e Novembro foi época de encontrar e reencontrar amigos, receber visitas e fazer vários passeios legais. Novamente preparar pro frio e pro inverno que já estavam esquecidos, tirar as roupas pesadas do fundo do guarda roupa e se alegrar pelas mudanças das estações.
E chegando Dezembro, chegou o final do ano, de mais um ano. Hora de fazer isso aqui que estou fazendo. De lembrar o que eu fiz, o que passou, refletir e estabelecer novos rumos e metas para o ano que se inicia. Bom, eu passei o Natal em Paris, ou melhor, nos arredores de Paris na casa de amigos e foi ótimo "conseguir" ir a Paris, pois os atentados aconteceram pouco depois de eu ter combinado tudo e fiquei semanas na dúvida se deveria ir ou não. Ainda vou fazer post sobre a viagem, mas foi mais ou menos tranquilo. Tem sim polícia na rua e dá uma certa apreensão ver a cidade da luz nesse estado, mas foi bom ter ido lá novamente depois de tanto tempo.
No mais só tenho a agradecer. Meu filho passou o ano inteiro saudável, apenas com uma gripezinha aqui e acolá, mas nada que nos fizesse correr para uma emergência, nada especial. Tá mais saudável que eu até. Está aí crescendo, lindo, com saúde, desenvolvendo tanto, mal posso acreditar que já já ele faz 3 anos!

E agora para o ano que se inicia, em primeiro lugar espero que o Edi continue crescendo feliz e saudável, que eu continue também saudável para dar conta de tudo, mas no que está no meu controle, tenho várias ideias, vários novos projetos e metas de coisas a fazer. Então vamos lá.

1- Idioma
Bom, eu comentei acima que 2015 foi o ano que eu realmente me tornei fluente em Alemão, posso dizer. Trabalhar o tempo todo em Alemão em dureza mas olha aí os pontos positivos. Claro que ainda tenho muito o que melhorar, mas sinto que meu objetivo agora é o suiço-alemão. Trabalhar mais meus ouvidos sem ter que pedir com tanta frequencia "voce pode falar Alemão clássico, por favor?".

2- Trabalho
Foco no trabalho é uma meta constante pra mim e não tenho tanto o que mudar assim, estou satisfeita com o que tenho feito desde que comecei no emprego novo. Mas em 2016 quero estabelecer metas profissionais para alcançar uma promoção de cargo e me tornar "Senior", hoje sou "Professional", na hierarquia de engenheiros da empresa que trabalho.

3- Dieta
Já comecei há 2 semanas e tá punk. Eu já emagreci muito e engordei muito diversas vezes e toda vez o problema é o mesmo que a solução: reeducação alimentar. Vamos lá ver se eu consigo este ano caber nas minhas calças de antes da gravidez.

4- Viagens
Ta aí um tema que eu sempre quero organizar certinho na minha cabeça, quando tirar férias, quando é a melhor época para ir em tal lugar e tal. Mas acho que a onda de terrorismo infelizmente afetou um pouco meu entusiasmo. Primeiro que decidi não ir a nenhum país do Oriente Médio, claro. Principalmente depois do desentendimento do Irã e Arabia Saudita. Dubai estava nos meus planos pra esse ano, mas acho que vou adiar de novo. Quero voltar a Londres novamente e quero fazer uma viagem diferente, como faço pelo menos 1 ou 2 todo ano, mas os destinos ainda estão incertos. De certo é que irei ao Brasil semana que vem e estou empolgadíssima, como sempre.

5- Suíça
Quero fazer mais passeios dentro da Suíça, digo passeios escondidos, descobrir lugares que são pouco explorados turisticamente. E é claro passar tudo aqui no blog.

6- Blog
Falando em blog, está aqui sendo citado agora em número 6, mas uma das minhas principais metas é focar mais no blog. Primeiro manter a frequencia dos posts, escrever mais e refletir mais sobre a vida aqui na Suíça, coisa que faço tanto "offline". Depois, propostas de parcerias que chegam e eu não consigo dar conta de trabalhar com todo mundo. Sempre que tenho tempo e sento aqui pra "trabalhar" no blog, termino sempre primeiro escrevendo post e depois não tem mais tempo. Quero e vou organizar melhor o tempo para isso e para responder os tantos emails e mensagens que chegam com menos atraso.

7- Livro
Não prometo que será em 2016 porque não depende só de mim, mas estou com o projeto de tornar o livro "Viver na Suíça" em versão digital, e assim baratear o custo de quem quiser te-lo ao alcance sempre que possível. Uma segunda versão também está nos planos, mas acho dificil isso acontecer ainda este ano.

8- Tempo
Essa lista não está em ordem de importância não, hein! Senão esse ponto aqui seria o primeiro, hehe. Bom, meu tempo é sempre muito restrito pra tudo. Eu faço tanta coisa que as vezes tenho a sensação de não estar "aproveitando" o momento porque já estou pensando no que vou fazer depois. Minha meta este ano é continuar organizando meu tempo e me concentrar nisso. Se estou "reservada" 1 hora para escrever no blog numa terça a noite, é isso que vou fazer, e não ficar olhando promoção de passagem, por exemplo. E isso serve para tantas outras coisas. Então definitivamente está aí a meta de otimizar o tempo mas aproveita-lo mais também.

Bem, acho que por ora é isso aí mesmo. Espero que em 2016 tenhamos no mundo todo mais paz e mais compreensão com o outro. 2015 foi um ano duro para o mundo em geral. Desastres ambientais, atentados terroristas e desentendimentos em geral. Não está no meu controle, mas se pudesse, colocaria também isso como meta: paz.

Desejo a todos que passam por um aqui um novo ano com muita energia, força, força de vontade, esperança, justiça, saúde e paz! Obrigada por nos acompanhar por aqui, pelo Instagram, pela página no Facebook e pelo Snapchat, e pelas mensagens que recebo ao longo do ano.

Marcadores: , ,