Uetliberg

É uma pena que um dos guias mais populares de turismo, o DK Eyewitness Travel da Suiça não mencione o Uetliberg, a montanha em Zurich parte das colinas Albis, parte do cantão Zurich, um dos pontos turísticos mais bacanas pra se visitar nos arredores da cidade.
Muita gente vem visitar Zurich apenas pelo nome e se resumem a rua mais famosa da cidade, uma volta no lago, arredores e nas ruas de paralelepípedo do centro. Não me leve a mal, Zurique é LINDA e uma volta geralmente está de bom tamanho e eu não discordo. Mas se o tempo permitir, é sempre bom saber coisas a mais a explorar que a gente sabe que a cidade tem pra oferecer.
Morando aqui, eu sabia que mais cedo ou mais tarde essas coisas iam aparecer naturalmente. Assim como conheci tudo de Berna nos 3 anos que morei lá, morando aqui isso tambem ia acontecer, mesmo que levasse mais tempo porque a cidade é maior e tem mais a oferecer. Então não fui com sede ao pote, nem saí louca atrás de explorar tudo com um guia debaixo do braço depois que me mudei, deixei que as oportunidades fossem aparecendo.
Conhecer o Uetliberg foi assim. Em Berna, temos o Gurten, do qual já falei tanto aqui nesse blog, atração de inverno e verão que faz parte da vida das pessoas que moram lá. Aqui em Zurich, a montanha próxima a cidade seria o Uetliberg, que é diferente do Gurten porque é mais um ponto de vista panorâmica da cidade, do lago, com um restaurante e uma área recreativa. No Gurten é mais uma área verde aberta onde crianças vão aprender a esquiar.
O Uetliberg fica a 873m de altura e a vista lá do alto é impressionante. Subindo ainda a torre de TV de 132m então, não tem pra ninguém. Tanto a vista do lago quanto da área verde, de parques e árvores vista de longe é linda demais. Ainda mais no Outono onde as cores dão um toque especial.
O Uetliberg é destino popular dos moradores de Zurich para fazer trilhas no mato na primavera e início do outono quando não está tão frio. Ou para moradores e turistas que queiram apenas fazer um passeio e ver uma vista espetacular. Lá no alto também tem um restaurante, um hotel e um salão que é alugado para eventos, festas, casamentos, etc.
Chegar lá é muito simples. Na Bahnhof, ou seja, na estação central, desca até a área onde saem os S-Bahns, a SZU, e pegue o S10. Em 20 minutos subindo e passando por pontos e paradas cada vez mais afastados do centrão de Zurich, voce chega lá. E é impressionante como a cada parada o trem vai enchendo, enchendo, chega lá em cima lotado! Da parada do trem até lá no topo ainda é preciso subir andando uma mini trilhazinha de uns 15 minutos, mas nada de outro mundo. Chegando lá em cima, compensa.

Marcadores: , , , , , ,