Da Suiça para a França de trem

Viajar de trem pela Europa é uma maravilha. Quando na Suiça, é sinônimo de pontualidade, segurança e normalmente tranquilidade. É verdade que nos últimos tempos os trens têm andado beeem lotados, e a tranquilidade fica um pouco comprometida, mas quando a Suiça é só mais um país no seu roteiro, geralmente os trens internacionais são menos lotados que o inter-cidades. Ou não. Em época de férias e verão, pode acontecer aliás exatamente o contrário. Mas como isso nunca foi impedimento pra ninguém, vamos ao que interessa.
Já fui várias vezes daqui pra França de trem. Pra Paris várias vezes, pra Nice na viagem pela Côte d'azur,  Dijon, Montpellier, Lourdes e há algumas semanas, para Colmar. Aliás, a França, mais que a Itália e a Alemanha, é o país vizinho que eu mais exploro por aqui. Então acho que já dá pra escrever sobre o assunto. Nem sempre a viagem foi a mesma coisa, nem o mesmo trem, mas todas as vezes fui com o mesmo intuito: passeio. Também já parti de diferentes cidades: daqui de Zurich, de Berna, de Genebra e de Basel.
Aqui no blog já tem vários posts sobre viagem de trem. Escrevi um post sobre como ir da Suiça para a Itália, entrando por Milão, de trem, um já há vários anos sobre viajar de trem pela França, e até um sobre viajar pela Côte d'azur de trem, e um sobre viajar de trem pela Suiça, mas da Suiça para a França é a primeira vez. Aliás, tá bom de fazer uma tag "viagem de trem", vou fazer uma... rs.
Então, como é, como funciona atravessar a fronteira Suiça/França de trem? Bom, na verdade, pra quem mora aqui na Suiça, os bilhetes podem ser comprados diretamente no site da SBB, a companhia suíça ferroviária ou nos guichês das estações, e não tem muito mistério não. A companhia ferroviária francesa também tem horários e compra de bilhetes online, e a única coisa que às vezes é preciso um pouco mais de atenção, são as reservas obrigatórias em alguns trens.
Dependendo do trem que voce for viajar, é preciso ter reserva de assento antecipada, mas normalmente quando voce compra o bilhete e tem dizendo qual trem que voce vai viajar, seja no site ou no guichê, já pode fazer a reserva lá mesmo. Aqui na Suiça, é normal comprar bilhete ou pagar algum extra como troca de 2a pra 1a classe dentro do próprio trem já andando. Nos trens internacionais isso não é recomendado. A começar porque geralmente esses trens pedem reserva por um motivo, e adquirir bilhete quando o controle vier pedir seu bilhete na hora provavelmente bagunça o sistema deles. Isso gera em um custo. Sim, voce terá que pagar um valor bem maior do que o preço normal, fora a reserva de assento.
Ainda na Suiça, antes de partir na estação, os trens que partem da fronteira e vão direto para a França, como de Basel ou de Genebra, as plataformas são separadas das demais (ou seja, dos trens inter-cidades), e para chegar à plataforma, voce passa por um ponto "oficial" de cruzamento de fronteira, como esse aí da foto. Normalmente ali ainda não precisa mostrar passaporte nem nada. Para agilizar o serviço, essa verificação de passaporte é feita dentro do trem pela polícia federal francesa.
Quando fomos a Colmar, partimos de Basel direto para Colmar, e quando chegamos lá, estava subindo a polícia pra pedir controle de passaporte, ou seja, nem precisamos mostrar porque já descemos lá mesmo. O trem continuaria até Strassburg, então quem tava no trem teve que passar pelo controle.
O controle de bilhetes é separado do controle de passaporte. O cara que checa o seu bilhete trabalha pra companhia ferroviária e não tá nem aí pro seu passaporte. Já a policia quando chega pra controlar seu passaporte, por outro lado, não liga pro seu bilhete, só quer saber se voce tem o passaporte válido e visto, etc.
Não existe trem de alta velocidade na Suiça. Os trens que não são pinga pinga demais são os mais rápidos somente pelo fato de não fazer tantas paradas, são os inter-cidades (IC). Os inter-regionais (IR) por exemplo são os pinga-pinga. Esses trens não cruzam a fronteira da Suiça. O trem que vai pra França partindo da Suiça são da companhia francesa, e na França existe trem de alta velocidade, o TGV. Viajar de TGV é uma maravilha, mas custam mais também. São geralmente os trens que partem daqui pra Paris. De Zurich a Paris leva apenas 4 horas com o TGV, sem paradas, isto é, sem precisar trocar de trem. O trem tem paradas intermediárias em Basel, Mulhouse e Dijon apenas.
Lembro quando fui com Juca para Dijon, viajamos de 1a classe pra evitar a lotação da 2a classe, e mesmo na 1a classe, os trens, mesmo os TGV, não são lá tão impecáveis, como na Suiça. Há bastante poeira, sujeira, muitas vezes os trens franceses são pixados e a diferença no serviço também é notável. É aí que voce percebe que tudo na Suiça funciona muuuuito direitinho mesmo.
Mesmo assim, seja tambem qual for o motivo, viajar da Suiça para a França de trem é sempre muito agradável e ainda muito confortável, eu adoro. Vale lembrar também que quem não mora aqui, existem vários tipos de passes e combinações de bilhete entre países, como falei no post sobre andar de trem pela França, mas mais detalhes sobre isso voce pode achar na página do RailEurope, o maior portal sobre viagens de trem pela Europa e passes, etc.

Marcadores: , , , , , ,