Zürich Bürkliplatz

Chegando em Zurique pela estação central de trem, como o nome diz, você está bem no centro da cidade. Dali você pode partir facillmente para qualquer lugar, pois todas a maioria das linhas do transporte público pára por lá. Dali indo direto da saída principal da Bahnhof você está na famosa Bahnhofstrasse, a rua chic de compras, que é paralela a Limmatquai, a rua mais turística da cidade ao longo do rio Limmat. Andando até o fim da rua de compras (ou pela Limmatquai e atravessando uma ponte ao final), você chega a Bürkliplatz.
A Bürkliplatz nada mais é que uma praça, de frente pro lago Zürich. É ali que começa o lago, é dali que saem os passeios de barcos, mas mais que isso a Bürkliplatz é um ponto de referência importante na cidade. É uma área de eventos, ali acontece uma famosa feira de coisas usadas, ali tem quiosques de souvenirs e salsicha, coisa que não é nem muito comum por aqui, ali é o principal ponto das principais festividades da cidade como o reveillon, a Street Parade, etc.
Mesmo durante a semana, a Bürkliplatz mantém o movimento, tem sempre alguém tocando algum instrumento por ali, pessoas sentadas nos bancos da pracinha dando comida pros pombos, enfim. É um lugar nobre primeiro porque a vista é inigualável. Você está bem no meio do lago Zurich, podendo avistar a esquerda a promenade da Utoquai e Seefeldquai lá longe, e do lado direito bem distante a Landiwiese e o lado mais calmo do lago.
É sem dúvida um ponto de parada obrigatório a quem visita a cidade. Mesmo com o barulhinho dos trams e carros passando, uma pausa nos bancos ou um passeio pela Bürkliplatz é muito agradável e o lago Zurich ameniza qualquer efeito.

Marcadores: , , , ,