As 10 maiores cidades suíças

Eu fiz essa página "Tudo sobre a Suíça" para juntar numa página só os posts sobre a Suíça, nos mais diversos assuntos, tudo divididinho por categorias. Se você ainda não conhece essa página, passa lá pra ver. Apesar desse blog não ser um blog de turismo, várias pessoas terminam caindo aqui através de busca de informações sobre alguma coisa da Suíça. Fico feliz em ajudar e ao mesmo tempo registrar minha vida aqui, através das experiências escritas em posts.
Berna
Lá nessa página tem todos os posts de todas as cidades, montanhas, vales e alpes que já visitei. Porém em 7 anos de blog é natural que alguns posts já possam estar um pouco desatualizados. Recebo muitos emails pedindo dicas de roteiros de viagens, que quase nunca consigo responder, por falta de tempo mesmo. E por todos esses motivos, me motivei para escrever esse post, que talvez sirva para dar uma visão geral das cidades suíças, baseado no que vivi até agora e nos posts escritos até agora, e talvez ajude aí futuras buscas e fica também como um post referência aqui no blog. Espero que gostem.
Zurique
Bem, a Suíça é um país relativamente pequeno. Comparando com o Brasil, a Suíça poderia ser o estado de Pernambuco ou 2 Bahias, tratando-se de população. São 8 milhões de pessoas divididas em 26 cantões, que são como estados divididos em regiões, com suas respectivas capitais e costumes. Idiomas são uma particularidade especial, pois são 4 os idiomas oficiais do país: Alemão, Francês, Italiano e Romanche. Para saber dos idiomas da Suíça, leia este post.

Apesar de a Suíça não ter cidades imensas nem megalópoles como no resto do mundo, há as cidades mais famosas, que vou apresentar abaixo.


1- Zurique

São menos de 400 mil pessoas morando na cidade de Zurique, e é a maior cidade do país. Zurique também é o nome do cantão, o qual a cidade é a capital. Como estado Rio de Janeiro e capital Rio de Janeiro, SP, capital São Paulo. Tive o prazer de morar e trabalhar nessa cidade por mais de 2 anos, foi lá que meu filho nasceu, e rodei tanto por lá que fiz uma página aqui no blog apenas com informações sobre ela, lugares, dicas, restaurantes, enfim. Passa lá pra ver.

Zurique é a cidade mais internacional da Suíça, fala-se Alemão por lá, ou o dialeto Zürideutsch, que mais se aproxima do Alemão clássico, do que o dialeto de Berna, por exemplo. É lá onde está a maior concentração de empregos, de gente, de atrações, marcas, eventos, festas, sedes de empresas, e está geralmente no topo da lista de cidades mais caras do mundo para se viver, mas também está normalmente na lista de cidades com melhor qualidade de vida do mundo.

Zurique definitivamente merece uma visita e pelo menos 2 dias para quem passa pela Suíça. Escrevi há algum tempo um post com sugestão de roteiro de viagem em Zurique de 1 ou 2 dias, com as principais atrações da cidade, veja aqui.


2- Genebra
A segunda maior cidade da Suíça tem menos de 200 mil habitantes e fica na parte francesa da Suíça, já perto da fronteira com a França. Eu diria que Genebra é a capital internacional da Suíça, é lá onde está a sede europeia da ONU e vários escritórios de agências internacionais de diplomacia, embaixadas e órgãos.

Tive uma impressão estranha da primeira vez que estive em Genebra, que foi num dia corrido quando queria ir até ao consulado do Sri Lanka para tirar meu visto para ir pra lá, e achei a cidade muito "francesa" demais, e pouco suíça. De fato se voce morar mais tempo na parte alemã, notará diferenças ao ir à parte francesa. Não é necessariamente uma coia ruim, mas eu não estava preparada. Já da segunda vez que visitei Genebra, fui com calma e tempo para de fato andar e conhecer a cidade. Gostei muito.

Uma cidade extremamente charmosa, oferece tudo que Zurique oferece, porém em Francês. É tão cara quanto e em 2009 estava em 3. lugar na lista de melhores cidades para se viver, depois de Viena e Zurique.


3- Basel

Em Português chama-se Basileia. Tem um pouco menos gente que Genebra, 175 mil habitantes e é a terceira maior cidade da Suíça, já bem próxima à fronteira com a Alemanha, no noroeste da Suíça. Basel é considerada a capital artística da Suíça. Lá acontecem diversos eventos culturais, há boa concentração de trabalhos e sedes de empresas e indústrias. Vale muito a pena incluir Basel na viagem pela Suíça, pois ela também é cortada pelo rio Reno, o maior rio da Europa ocidental, e dá uma atmosfera diferente de Zurique e Basel.

Já estive em Basel várias vezes, tanto para festas, shows, eventos, quando para passeios, e fiz algumas entrevistas de emprego por lá, quando estava trocando de emprego. Significa que considerei Basel para morar. Moraria lá tranquilamente.


4- Lausanne

A quarta maior cidade da Suíça fica na parte francesa, Lausanne tem pouco mais de 130 mil habitantes e é muito privilegiada na beira do Lago Genebra (Lac Leman). Preciso escrever um post mais atualizado sobre Lausanne. Ela é considerada a capital olímpica e é lá onde está o museu olímpico que visitei recentemente na chegada da tocha olímpica na Suíça no mês passado (ainda não escrevi post). O foco de Lausanne é o esporte internacional, é lá onde está o comitê olímpico internacional.

Visitei Lausanne poucas vezes, mas pelo que vi, a cidade é cheia de ladeiras e pra bater perna por lá é preciso de literalmente muita perna e muita disposição porque olha, é muito altos e baixos.


5- Berna

Vou até tentar me conter ao falar sobre Berna para não parecer injusto com as outras cidades. É aqui que moro, foi aqui que cheguei quando me mudei do Brasil para a Suíça e é a minha cidade do coração. Tentando deixar as preferências pessoais de lado, vamos aos fatos. Berna tem 130 mil habitantes, pouco menos que Lausanne e é a capital da Suíça, e também capital do cantão de Berna.

Em 1983 o seu centro histórico entrou para o patrimônio mundial da Unesco e está constantemente no topo da lista de melhores cidades para se viver no mundo. É uma cidade pequena que você conhece o principal em um dia, mas é tão encantadora que eu sugiro ficar mais tempo. Estou também fazendo uma página apenas para ela com dicas de lugares e informações, veja aqui.


6- Winterthur

Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa cidade, mas ela tem uma população de 108 mil pessoas e está no cantão de Zurique, e fica a 30km de Zurique apenas. E é por isso que ela é a 6a. cidade mais populosa da Suíça. Viver em Zurique é caro e muita gente escolhe viver mais afastado para ter um custo de vida mais barato, e morar em Winterthur termina sendo uma boa opção, pois é uma cidade pequena, mas que tem o básico para se viver, e ainda a pouco tempo de Zurique, onde muita gente normalmente trabalha.

De atração turística Winterthur não tem muita. É uma típica cidadezinha suíça, onde eu estive apenas uma vez para visitar uma amiga, e tirei as fotos e escrevi este post.


7- Lucerna

Também preciso escrever um post atualizado sobre Lucerna, porque ela merece. A 7a. cidade mais populosa da Suíça com menos de 100 mil habitantes fica na Suíça central, capital do cantão de Lucerna, onde se fala Alemão e é privilegiada com a presença do Lago Lucerna, com vista para os alpes Pilatus e Rigi. Sem dúvida Lucerna deve entrar na lista de cidades a conhecer no seu roteiro pela Suíça.


8- St Gallen

Talvez também pouco conhecida, para quem não mora na Suíça. St Gallen tem 75 mil habitantes e é capital do cantão de mesmo nome, bem perto da fronteira com a Alemanha, no nordeste da Suíça. É uma cidade com arquitetura em estilo mais alemão do que suíço. A catedral é lindíssima e só por ela e pelo centro histórico, vale ao passeio. Entre os suíços, a cidade é popular entre os estudantes pois a univesidade de lá é bem conceituada.


9- Lugano

Enfim uma cidade na lista de maiores cidades da Suíça que fica na parte italiana da Suíça, o Ticino, no sul da Suíça, perto da fronteira com a Itália. Lugano tem pouco mais de 60 mil habitantes e eu estive lá recentemente. Adoro aquela cidade. Vindo do resto da Suíça, não é muito perto, é preciso viajar pelo menos 3 horas pra chegar lá, tanto de trem quanto de carro, e por isso termina sendo invivável incluir a parte italiana numa viagem pela Suíça. Lugano e toda a parte italiana da Suíça é o playground da Suíça, onde muitos suíços escolhem como destino de férias. Tem menos oportunidades de trabalho, o custo de vida é bem mais baixo que no resto da Suíça, mas a atmosfera é uma delícia e como nenhuma outra cidade no país. Recomendo muito.


10- Biel/Bienne

Quem diria que Biel/Bienne estaria na lista de maiores cidades da Suíça, não? Com pouco mais de 50 mil habitantes, é a prova que na Suíça a cidade não precisa ser grande para ser conhecida. Ela pode ser a 10. maior cidade da Suíça em termos de gente, mas não faz parte da rota turística no país. Cidades menores como Thun, Gruyéres e Neuchatel definitivamente têm mais a oferecer turisticamente falando do que Biel/Bienne. Que aliás tem esse nome porque é bilíngue, Biel em Alemão, Bienne em Francês. É, a Suíça tem dessas coisas. Estive apenas uma vez em Biel para um passeio de bicicleta em torno do lago Biel/Bienne e foi sensacional. 

Marcadores: , , ,