P.D.F. - Morar na Suiça

P.D.F. - Perguntas e Dúvidas Frequentes. Uma seção e uma tag que criei nesse blog exatamente pra ir falando de coisas que terminam sendo dúvidas comuns de muita gente. Então escrevo e já respondo todo mundo de uma vez. Problema foi que eu não atualizei essa seção há muito tempo. Apesar de ter escrito sim posts recentes esclarecedores que com certeza são dúvidas comuns de várias pessoas (como o da Licença maternidade na Suiça, o do Imposto na Suiça, Dirigindo ou o do Como se mudar dentro da Suiça, que estão também marcados na tag "Informações úteis"), o PDF ficou deixado de lado.

Então estou aqui oficialmente ressucitando essa seção e prometo atualizar a página com os textos já escritos lá, facilitando a navegação de quem vem aqui procurar informações sobre alguma coisa. Se já tiver sido escrito, pow! Vai tá lá. Se não, manda um email com a sua dúvida. Beleza?

Porque continuo recebendo muitos emails com dúvidas e até de coisas que já estão no blog, então pode ser preguiça de procurar só ou dificuldade mesmo. Então querendo ou não, como o blog tornou-se fonte de informação e esclarecimento pra muita gente que tá buscando informações sobre a Suiça, isso e aquilo sobre a Suiça, aspectos até já comentados em um post ou outro mas divagando, resolvi juntar a oportunidade de reviver a seção PDF e sumarizar as informações sobre a moradia na Suiça, que é o assunto mais questionado a mim por email dos leitores.

Não que eu vá saber responder tudo agora. Aliás, tirei o atraso e respondi vários emails ultimamente. Mas vou juntar aqui o que sei, o que já escrevi e poder ser útil na empreitada de alguém.

Então vamos lá!

1- Chegar na Suiça
Brasileiro pode entrar aqui sem visto, só mostrando o passaporte, e entra como turista, podendo permanecer assim até 3 meses. Às vezes na polícia do aeroporto pergunta-se onde vai ficar, com que dinheiro vai se sustentar, então é bom saber a resposta e o propósito legal da sua viagem.

2- Chegar pra morar na Suiça
Bom, eu cheguei pra morar aqui por causa do meu trabalho. Os primeiros posts desse blog em 2009 relatam as aventuras da entrevista e como tudo começou, sem saber no que ia dar. Graças a Deus deu certo, terminei meu Mestrado e vim pra cá de mala e cuia. Porque eu tinha uma permissão de trabalho (mais sobre permissões de residência aqui), eu pude abrir conta no banco, alugar apartamento e coisas do tipo. Não acho que como turista ou sem comprovação de renda ou residência aqui a pessoa possa fazer isso, como já me foi perguntado. Passaporte europeu ajuda na hora de conseguir um emprego, mas é também turista e apesar do acordo de livre trânsito entre países da União Europeia, voce não pode permanecer na Suiça sem uma razão. Um parente, um marido, um emprego. No meu caso foi o emprego. Escrevi um post sobre arrumar emprego na Europa aqui. Também como disse, não trouxe móveis do Brasil, então não utilizei empresas de mudanças internacionais. Trouxe malas e caixas que vieram no avião ou pelo correio, então tambem não posso falar muito sobre isso, apesar de saber que existem várias empresas que fazem isso. Claro, não é barato.

3- Onde ficar
Existem apartamentos tipo quarto e sala que se aluga por 1 mês para quem vem de passagem por pouco tempo. Pra isso não precisa de comprovação de nada. Eu quando cheguei tinha um apê pronto esperando por mim que aluguei pela internet quando ainda estava no Brasil pela www.plan-it.ch. Mas tava certo que eu só ia passar 1 mês lá e depois disso eu sairia. Pra onde eu iria? Pra um apt maior, fixo, e pra isso precisava de um contrato de aluguel, que implicava em ter um contrato de trabalho, um contracheque e uma permissão de residência aqui. Tudo isso consegui através do meu trabalho e pude alugar um apê bacana. Conseguir um apt não é simples, e dependendo da cidade onde estiver, é uma tarefa suada. Mais detalhes nesse post.

4- Locomoção
De carro ou de trem, já escrevi aqui no blog, mas admito que ainda é uma visão bem turística da coisa. Não escrevi nada ainda sobre trams e ônibus que são os transportes mais usados nas cidades. Pelo menos pra mim, que não tenho carro.

5- Idioma
A Suiça tem 4 idiomas. Escrevi um post sobre isso, veja aqui. Sim, a maioria das pessoas fala Inglês. Se sua viagem é a turismo, Inglês é o bastante. Pra morar, eu já sugiro ir o mínimo familiarizado com o idioma do local possível, seja Frânces, Alemão ou Italiano. Em algumas cidades menores, nem todo mundo fala Inglês ou nem todo mundo quer falar.

6- Trabalho
Eu digo e repito: não posso falar muito sobre empregos que não sejam na minha área, que é Informática. E sobre isso, já escrevi vários posts sobre meu trabalho, stress no trabalho, enfim. Mas sempre com minha área de fundo. Eu não posso opinar se você é advogado, arquiteto, piloto, porque eu desconheço as áreas e os requisitos pra trabalhar nessas áreas por aqui. Chegar e trabalhar de subemprego até achar algo na sua área eu não recomendo. Até porque é muito difícil alguem contratar voce se voce não tiver uma permissão de residência, mesmo para subempregos. E a permissão de residência não se consegue se não tiver um emprego (ou família), então é um deadlock. A Suiça é bem fechada nesse aspecto e as pessoas fazem tudo muito clara e legalmente. Conseguir um emprego aqui, sendo brasileiro, não é fácil. Em primeiro lugar, voce precisa ser muito bem qualificado, pois há uma lei que diz que se há uma vaga de emprego na Suiça, ela tem que ser preenchida por um suiço. Se não há no momento (ou no tempo que a empresa deixou a vaga aberta a procura) alguém qualificado o suficiente pra preencher aquela vaga, a vaga é "aberta" e considerada para pessoas de outros países da União Europeia (prioridade 2). Se ainda assim, a vaga não conseguir ser preenchida e a empresa precisar urgentemente de alguem, a vaga é finalmente aberta mais extensivamente e pessoas de fora da União Europeia são consideradas. Aí é que nós brasileiros entramos. Claro que ainda temos que competir com pessoas de países que não são da UE mas bem desenvolvidos como Australia, EUA.

7- Impressões dos brasileiros
Há muitos MUITOS brasileiros ilegais aqui, ou com subempregos. Como eles estão aqui eu não sei. Casamento, família, sei lá. Sei que tem muito. E então a grande impressão que os suiços ou os europeus têm dos brasileiros é que não somos muito de ser levados a sério. A imagem de futebol e samba sempre prevalece e até voce ser vista como uma pessoa direita e tá aqui pra trabalhar e ter uma vida direita, leva tempo.

8- Custo de vida
Eu ainda estou para escrever um post só sobre isso. A realidade é que o custo de vida na Suiça é sim um dos mais caros do mundo. Sim, eletrônicos, maquiagem essas coisas custam barato. Mas carne, supermercado, transporte e serviços em geral custam uma fortuna. Aí a pessoa vê a gente morando aqui e acha que a gente é rico? Não! O que acontece é que quem trabalha aqui consegue ter um salário decente e suficiente pra pagar todas as suas contas. Qualquer emprego que exija nível superior te dá um salário confortável que voce não tem do que reclamar. Dá pra pagar as contas, o aluguel, morar bem, viajar e ainda se dar a alguns luxos de vez em quando. E claro, bancar o custo de vida altíssimo e os impostos que não são poucos. Pra quem ver do Brasil acha quase tudo muito caro. A moeda daqui - o franco suiço - tem estado muito em alta ultimamente e atualmente é mais que o dobro do valor do real.

9- Qualidade de vida
Aí sim, a primeira impressão é a que fica. Ruas limpas e seguras. Pessoas educadas. Respeito no trabalho e nas ruas. Eu fico doente quando vejo gente aqui tentando se aproveitar do "sistema" que funciona tão bem aqui. Do tipo ninguém pediu o bilhete no trem, então vou pedir meu dinheiro de volta dizendo que não usei. Pô! Foi exatamente disso que eu fugi no Brasil. Não aguentava a malandragem e as espertezas que via por lá. E num sistema onde já é tudo bloqueado. Aqui que é tudo livre e aberto e simples como deve ser, é exatamente o que eu queria. Transporte chega no horário, consigo me programar milimetradamente pra chegar num lugar e ser pontual. Não sou desrespeitada em serviços, se contrato um serviço, sei que ele vai ser feito e bem feito, cobrado, eu pago, tudo como deve ser. Não tem telemarketing desligando o telefone na minha cara como se a ligação tivesse caído, não me estresso com coisas que deveriam ser simples, e meus direitos não são violados, apesar de que de vez em quando é preciso um pouquinho de paciência em algumas situações, mas nada que chegue perto da palhaçada que é no Brasil. Aqui, o primeiro ponto que me mantem firme e forte na minha decisão de ter me mudado pra cá é esse: qualidade de vida. Faz muuuuuita diferença no meu dia a dia. Escrevi um post sobre as segundas impressões de morar aqui, dá uma olhada.

10 - Se acostumando
Claro, quando cheguei não sabia nem comprar o bilhete do tram pra ir pro trabalho. Já fiz muita pergunta óbvia (óbvia hoje ne), muita mímica e paguei vários micos nesses meus quase 4 anos de terra dos alpes. Mas com o tempo, a gente vai se acostumando e aprendendo as coisas. A aprender sobre a reciclagem de garrafas e papeis, aos picos de frio desgraçado do inverno e até o que fazer em caso de acidente nuclear perto de onde voce mora. Tudo vem com o tempo. Não adianta querer chegar aqui já matriculada na academia, sem nem saber como funciona o contrato do estabelecimento que por sinal é totalmente diferente do sistema no Brasil. Enfim. Coisas e peculiaridades que não dá pra mencionar só num post ou numa frase. Só morando aqui mesmo pra ir pegando os "truques", como se diz em Francês. Ou lendo esse blog onde falo tanto do dia a dia por aqui.

11- Outros
Algumas revistas e sites me ajudaram na adaptação da vida aqui. Vale a pena dar uma fuçada:
http://www.helloswitzerland.ch/
http://www.swissnews.ch/
http://www.swissinfo.ch/
http://www.englishforum.ch/
http://www.thelocal.ch/
http://www.consuladobrasil.ch/
http://blogdocebrac.blogspot.ch/

E aqui um folder em Português do próprio governo esclarecendo algumas dúvidas para os emigrantes.

Esse blog também tem uma seção só sobre a Suiça, onde os posts relacionados sobre as cidades, cultura e etc. são todos colocados lá juntos pra facilitar quem estiver buscando informação só sobre o país e a vida aqui. Fondue, história da Suiça, costumes, e até posts sobre a neve, eu já escrevi de tudo um pouco por aqui. Além de um pouco do meu dia a dia e minha vida por aqui.

Ainda faltou alguma coisa? Primeiro de tudo: use o bom senso. Se ainda assim voce acha que posso te ajudar e responder sua pergunta, manda aí um email pra liana@elaeamericana.net.

Conselhos amorosos, roteiros de turismo personalizado e coisas do tipo, eu nem respondo hein. Dicas de lugares viajando pela Suiça se eu puder eu ainda ajudo, mas de novo: bom senso. E se a Suiça for seu próximo destino seja pra viajar ou pra morar: Herzlich Willkommen!

Marcadores: , , ,